Tradutor

Gestos litúrgicos Ortodoxos

by 18:20 0 comentários


Culto ortodoxo é caracterizado por uma utilização completa dos sentidos visão, olfato, audição, fala, paladar e o toque. Vemos as velas, ícones, afrescos, etc, ouvimos os sons de canto e a leitura, às vezes levantando nossas próprias vozes, sentimos o cheiro característico do incenso, degustamos o Puríssimo Corpo e o Sangue Venerável e Precioso de Nosso Senhor Jesus Cristo. O todo da pessoa humana está envolvido na adoração, importante entre os sentidos é o comportamento real do corpo humano. A atitude do crente ortodoxo para adoração é reverente, e certos tipos de movimentos corporais são utilizados para reforçar este sentimento de piedade reverencial que defendemos durante os serviços, fazer arcos e prostrações, e com grande freqüência fazemos o sinal da Cruz . Assim, existem vários tipos de prostrações, dependendo da solenidade do momento.
Grande Metanoia.
Aqui o adorador prostra todo o corpo, jogando o peso para a frente para as mãos e tocar o chão com a testa.

Pequena Metanoia.
O adorador curva da cintura, tocando o chão com os dedos da mão direita.  
Ambas as prostrações são precedidas pelo sinal da cruz.

Reverência.
Em certos momentos, o adorador apenas curva a cabeça; Às vezes isso é acompanhado pelo sinal da cruz.

Sinal da Cruz.
 
O Sinal da Cruz é feito com o polegar e os dois primeiros dedos da mão direita unidos nas pontas (o terceiro e o quarto dedos sendo fechados na palma da mão). Juntando-se o polegar e os dois primeiros dedos, expressamos nossa crença na Santíssima Trindade. Os dois dedos fechados na palma da mão representam as duas naturezas de Cristo Divino e Humana. Com o polegar e os dois primeiros dedos juntos, tocamos primeiro a testa, em seguida, o peito, o ombro direito e depois o esquerdo, fazendo a nós mesmos o sinal da cruz e significando com os quatro pontos que a Santíssima Trindade santificou os nossos pensamentos (mente), sentimentos (coração), desejos (alma) e atos (força) para o serviço de Deus. Ao fazer o sinal da cruz sobre nós mesmos, também significa que Cristo nos salvou por Seus sofrimentos na Cruz.


Benção. 
Bispos e Sacerdotes, ao conceder uma benção, fazem o sinal da cruz da esquerda para a direita (que aparece para nós da direita para a esquerda), mantendo os dedos de forma a representar as letras gregas e IC XC iniciais do nome de Jesus Cristo.
 

Gileno Diniz

Fiel Amigo de Jesus

Devemos sempre e incondicionalmente amar a Jesus, o Cristo e servir a sua Igreja!.

0 comentários:

Postar um comentário